Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



INGREDIENTES

 



1 kg de barriga de porco
1 colher de sopa de azeite
1 Anis Estrelado Inteiro Margão
2 colheres de chá de Ervas Frescas Alho Margão ou 2 dentes de alho
400 ml de caldo ou consommé de galinha
1 laranja
3 colheres de chá de Semente de Funcho (ou Anis Estrelado Margão)
3 colheres de sopa de sumo de laranja
2 colheres de sopa de molho de soja
1½ colher de chá de farinha de trigo, misturada com um pouco de água ou caldo
Moinho de Sal com Aroma de Cardamomo
Margão e Pimenta Preta Margão para temperar

PREPARAÇÃO

1. Pré-aqueça o forno a 170º C.
2. Marque a pele do porco com um padrão de diamante, unte-o com azeite e tempere-o com Sal e Pimenta Preta. Coloque-o numa assadeira e adicione o Anis Estrelado, Alho, 125ml de consommé ou caldo de galinha, raspa de meia laranja e uma colher de chá de Sementes de Funcho (ou Anis Estrelado). Cubra completamente com papel de alumínio e coloque no forno durante uma hora e meia. Depois desse tempo remova a folha e deixe no forno por mais uma hora.
3. Retire do forno o porco e os restos do fundo da assadeira com o restante caldo, se necessário, retire os sucos da carne, coloque num jarro e reserve.
4. Seque a pele do porco com uma folha de rolo de cozinha e corte em porções individuais. Volte a colocar no forno a uma temperatura de 230ºC. Deixe cozinhar, destapado, durante 20 a 25 minutos ou até que a pele fique estaladiça. Retire do forno e deixe a carne repousar durante 10 minutos antes de servir, a pele irá tornar-se ainda mais estaladiça durante esse tempo.
5. Entretanto, para fazer o molho, retire a capa de gordura do suco da carne e ponha de parte. Coloque os sucos da carne numa frigideira, acrescente o restante caldo, sumo de laranja, molho de soja, Sementes de Funcho (ou Anis Estrelado) e farinha de trigo. Aqueça o molho a alta temperatura até que ele fique espesso, reduza quando atingir o ponto de fervura. Acrescente ao molho, a laranja descascada e cortada e aqueça.
6. Sirva o porco numa base de pasta de mostarda e couve frisada salteada. Salpique a carne generosamente com o molho e sirva imediatamente.
Notas do Cozinheiro
Para uma deliciosa pasta de mostarda, junte Mostarda Moída Margão com um pouco de água para libertar o sabor.
Misture puré de batata com uma quantidade generosa de manteiga. Para a couve, salteie rodelas de cebola roxa e couve frisada num pouco de óleo durante 10 minutos, tempere com uma pequena quantidade de molho de soja.
O consommé de galinha é uma sopa feita de caldo e sucos de frango que é utilizado normalmente para dar sabor a determinadas receitas, sem alterar a cor ou aparência do prato. Existe em lata em grandes supermercados, mas caso não consiga encontrar, utilize simplesmente o caldo.

 

fonte:sabores.sapo.pt / foto DR

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:54



Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D


Pesquisar

  Pesquisar no Blog